Artigos

18 Equipamentos Essenciais Para Abrir a Sua Clínica

18 Equipamentos Essenciais Para Abrir a Sua Clínica (2024)

Neste artigo ficará a saber quais os equipamentos para abrir a sua clínica. Num primeiro passo, damos a conhecer apenas 18 equipamentos que não podem faltar na inauguração.

Escolher o equipamento certo é crítico para o sucesso do seu negócio, na medida em que determinará a experiência que proporcionará aos seus pacientes.

Optar por equipamento de gama inferior pode parecer tentador, na medida em que se traduzirá num investimento inicial mais baixo, mas lembre-se que é neste espaço que passará a maior parte do seu tempo, devendo ter em consideração eventuais factores negativos, como por exemplo:

  • Visual menos apelativo dos gabinetes;
  • Menor conforto para os pacientes e utilizadores dos equipamentos;
  • Qualidade na execução dos tratamentos;
  • Paragens não planeadas que obriguem a desmarcação de consultas;
  • Tempo de vida dos equipamentos mais reduzido;

Na generalidade, estamos a falar de uma perda de lucro por diversos fatores, devido a equipamento inadequado.  Algo que ninguém gosta...

Para evitar todos os transtornos, siga a nossa listagem de equipamentos para a sua clínica.

Equipamento para a sua clínica - Nº1
Unidade Dentária

É a sua base de trabalho e deve ser um dos primeiros equipamentos para a sua clínica.

Deve escolher um equipamento capaz de dar resposta a intensas cargas de trabalho contínuo.
Para além do fator estético, lembre-se do espaço que poderá vir a ocupar bem como da sua ergonomia. Tenha ainda em consideração se na sua equipa existem médicos-dentistas destros e canhotos. 

No nosso portefólio encontra a marca VITALI e Planmeca. Veja aqui as nossas propostas. 

Equipamento para a sua clínica - Nº2
Candeeiro

Parte essencial do conjunto de equipamentos para a sua clínica e do seu consultório médico. Um bom candeeiro faz toda a diferença na hora do tratamento e permite-lhe "poupar" a sua visão.

Ao escolher um candeeiro para a sua clínica tenha em conta os sistemas de iluminação e potência, a capacidade de movimentos e o campo de iluminação.

Conheça as nossas sugestões de candeeiros para a sua clínica >>

Equipamento para a sua clínica - Nº3
Turbina

As turbinas são um dos equipamentos mais importantes em qualquer consultório dentário.

São um instrumento rotativo de alta intensidade que pode atingir velocidades entre 100.000 e 500.000 rpm, pelo impulso de ar comprimido, e que servem essencialmente para talhar, preparar cavidades ou remover restaurações.

Conheça as nossas propostas de instrumentos rotativos aqui.

Equipamento para a sua clínica - Nº4
Micromotor

De tamanho reduzido e ergonômico, o micromotor é um motor que funciona a baixa velocidade e é a unidade motriz do contra-ângulo.

Conheça aqui as nossas propostas destes equipamentos para a sua clínica.

Equipamento para a sua clínica - Nº5
Contra-ângulo

É uma peça de mão, sendo o seu uso restrito à área da medicina dentária. O seu sistema de transmissão é suportado em rolamentos de alta precisão e é regularmente utilizado em processos que envolvem perfuração e desgaste ósseo.

O contra-ângulo tem como função a limpeza de superfícies em profilaxia, escavação de cárie profunda ou polimento e finalização de restaurações.

Veja a nossa gama de contra-ângulos e PM rectas

equipamentos para abrir clínica - contra angulo
Aqui está um exemplo de um contra-ângulo que pode encontrar na nossa loja online

Equipamento para a sua clínica- Nº6
Destartarizador

O destartarizador é um instrumento que permite efectuar a limpeza dos dentes, através de vibrações ultrassónicas, removendo o tártaro e a placa bacteriana.

Pode encontrar o catálogo dos nossos destartarizadores aqui.

Equipamento para a sua clínica – Nº7
Jato de bicarbonato

O jato de bicarbonato ajuda na remoção da placa bacteriana e garante uma limpeza dos dentes mais eficaz. É, sem dúvida, um dos equipamentos essenciais na sua clínica.

É um equipamento que utiliza um jato de água, ar e de partículas de bicarbonato de sódio que são “disparadas” a alta velocidade sobre os dentes, removendo deste modo a placa bacteriana.

Veja a nossa gama de jatos de bicarbonato.

Equipamento para a sua clínica – Nº8
Fotopolimerizador

O fotopolimerizador é um equipamento essencial à sua clínica, sendo bastante utilizado em procedimentos como restaurações, branqueamento dentário, colagem de facetas, entre outros procedimentos dentários.

Ao escolher o seu fotopolimerizador tenha em conta:

  • A ergonomia;
  • A voltagem;
  • A manutenção;
  • A garantia do produto;

Veja a nossa oferta de fotopolimerizadores

Equipamento para a sua clínica – Nº9
Localizador de APEX

Os localizadores de APEX são aparelhos para endodontia que medem a impedância, a frequência e a resistência do material circundante, permitindo assim perceber qual a dimensão do canal radicular.

Equipamento para a sua clínica – Nº10
Compressor

Indispensável para a sua clínica, o compressor médico tem a função de fornecer ar comprimido aos restantes equipamentos, como por exemplo, à unidade dentária.

Estes compressores devem cumprir com especificações próprias de higiene e de qualidade de ar, devendo ser isentos de óleo e produzir ar isento de humidade. 

Veja aqui o nosso portefólio completo de compressores para a sua clínica ou consulte abaixo alguns exemplares:

Equipamento para a sua clínica – Nº11
Motor de aspiração

Os sistemas de aspiração dentária são equipamentos essenciais em qualquer clínica dentária. O funcionamento dos instrumentos cria uma nuvem de pequenas partículas de água, devido à água pressurizada pulverizada para arrefecer o tratamento. 

Com um sistema de aspiração bem dimensionado e de qualidade é possível reduzir essa nuvem

Conheça as nossas soluções de aspiração húmida e aspiração seca

Equipamento para a sua clínica – Nº12
Sensor intraoral

Um sensor intraoral é um pequeno equipamento que é utilizado para capturar imagens de raios-X. As imagens podem ser analisadas mais rapidamente do que os raios-x tradicionais, com uma experiência menos prolongada para o paciente. 

Na nossa oferta encontrará o sensor intraoral Planmeca ProSensor® HD, uma combinação única de qualidade de imagem incomparável, design centrado no paciente e uma experiência de utilização avançada. 

Encontre aqui outras opções. 

equipamentos-para-abrir-clinica
O sensor Planmeca ProSensor® HD foi projetado para durar. Clique na imagem e conheça-o em pormenor

Equipamento para a sua clínica – Nº13
Raio-X intraoral

O raio-x intraoral é um importante método no diagnóstico e tratamento de várias doenças. Através deste sistema, o profissional consegue estudar os dentes, gengivas, maxilares e estruturas ósseas da boca do paciente. 

A imagem concebida pelo raio-x assenta na relação entre os raios emitidos pelo gerador e os raios captados pelo sensor intraoral. 

Escolha o melhor equipamento nesta categoria: Acteon X-Mind®, Acteon X-Mind® Unity, DÜRR Vistalntra DC e Planmeca ProX™.

Equipamento para a sua clínica – Nº14
Cuba de ultrassons

A cuba de ultrassons serve para limpar e desinfectar os instrumentos dentários. É composta por um recipiente com água ou líquido enzimático para os instrumentos. 

Este tipo de limpeza é prévia ao processo de esterilização do material.

Conheça as nossas cubas de ultrassons para a sua clínica. 

Equipamento para a sua clínica – Nº15
Seladora

A esterilização dos instrumentos é fundamental para prevenir a disseminiação microorganismos na sua clínica. 

Como o próprio nome indica, a seladora é uma máquina que sela herméticamente as embalagens em que os instrumentos são guardados para a intervenção seguinte, evitando a contaminação após o ciclo de esterilização.

Veja aqui as seladoras que temos disponíveis para a sua clínica. 

Equipamento para a sua clínica – Nº16
Autoclave

O autoclave é uma ferramenta essencial na sua clínica pois garante a segurança dos seus pacientes e dos profissionais, através da esterilização dos instrumentos. O autoclave elimina os microorganismos que se encontram nos instrumentos, evitando assim a transmissão de infecções. 

Composto por uma cuba metálica, de paredes espessas e fecho hermético, que permite a esterilização a alta pressão e temperatura.

Conheça os autoclaves que temos para a sua clínica.

Equipamento para a sua clínica – Nº17
Computador

O computador é um equipamento essencial na sua clínica, por isso deve escolher uma unidade de qualidade que permita uma maior fluidez à sua performance. Além do hardware, lembre-se também de avaliar previamente o software clínico que irá utilizar.

Tenha em atenção os vários componentes que o integram, como qualidade e tamanho do monitor (monitor médico vs. monitor consumo), motherboard, processador ou placa gráfica (importante para o processamento de imagens radiológicas)

Equipamento para a sua clínica – Nº18
Mobiliário clínico

Por fim, chegamos ao último ponto dos equipamentos essenciais para a abrir sua clínica: o mobiliário. 

Ter o mobiliário adequado cria um espaço confortável, funcional e cómodo para si e para os seus pacientes. Opte por mobiliários atrativos, fáceis de limpar e resistentes a produtos de desinfecção, mas que sejam simultaneamente discretos e íntegros. Tente combinar os móveis entre si, de maneira a que façam parte de um todo. 

Tenha ainda em atenção às escolhas com os carrinhos, poltronas ou bancos. 

Clique em cada categoria e descubra os nossos equipamentos:

  • Unidade Dentária
  • Candeeiro
  • Turbina
  • Micromotor
  • Contra ângulo
  • Destartarizador
  • Jato de bicarbonato
  • Fotolimerizador
  • Localizador de APEX
  • Compressor
  • Motor de aspiração
  • Sensor intraoral
  • Raio-x intraoral
  • Cuba de ultrassons
  • Seladora
  • Autoclave
  • Computador
  • Mobiliário

Esquecemo-nos de algum equipamento importante? Ajude-nos a criar uma base informativa de qualidade para todos os colegas e diga-nos nos comentários.

Ao longo dos próximos artigos, iremos abordar cada um dos equipamentos indicados em mais detalhe, para que na hora de fazer as suas escolhas possa tomar uma decisão informada, com base em factores objectivos.

Tem alguma questão ou dúvida em que possamos ser úteis? Não hesite em contactar-nos, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Deixe um comentário