Artigos

Como escolher uma cadeira de dentista para a sua clínica

cadeiras de dentista

As cadeiras de dentista evoluíram ao longo do tempo e são, hoje em dia, equipamentos fundamentais de conforto e inovação, oferecendo bem-estar ao paciente e tecnologia de ponta ao profissional de saúde.

Contudo, sabemos que nem todas as cadeiras são iguais e na altura da escolha tudo depende do seu orçamento, gosto e relação/historial com determinada marca.

Nesse sentido, estamos dispostos a comparar as características, o design e as últimas tecnologias que tornam as atuais unidades muito mais do que simples cadeiras.

Afinal, estes equipamentos desempenham um papel crucial não apenas na ergonomia da sua clínica, mas também na construção da relação de confiança entre o profissional de saúde e do seu paciente.

1) História das cadeiras de dentista

Atualmente, as cadeiras de dentista são concebidas especificamente para clínicas dentárias, combinando funcionalidade, ergonomia e tecnologia, culminando naquilo a que se designa de “unidade dentária”.

Mas nem sempre foi assim…

Os primeiros tratamentos dentários eram realizados no chão, sem luz artificial e com instrumentos primitivos, o que tornava o tratamento doloroso e desconfortável.

Mais tarde, surgiram as cadeiras de dentista em madeira de nogueira, com encosto almofadado, com apoios de braços e com cinto para fixar o paciente à cadeira.

Hoje em dia, existem diversos tipos de cadeiras de dentistas no mercado, das mais simples às mais modernas com tecnologia de ponta, e cada uma com as suas características específicas.

cadeiras de dentista

cadeira de dentista mais antiga foi utilizada por Josiah Flagg, nos Estados Unidos, entre 1790 e 1812.

Era de nogueira, possuía uma almofada para a cabeça, apoio para os braços e duas gavetas para os instrumentos. A cadeira era sempre colocada perto de uma janela para aproveitar a luz natural, pois não existia nenhuma fonte de luz artificial.

2) Características básicas de uma cadeira de dentista

As cadeiras de dentista modernas são projetadas com uma variedade de características que visam otimizar a experiência tanto para o dentista quanto para o paciente.

Estas são compostas por assentos ergonomicamente desenhados para o máximo conforto durante procedimentos médicos prolongados, controlos intuitivos que facilitam o ajuste da posição do paciente e sistemas de iluminação LED de elevada precisão para proporcionar uma visibilidade ideal.

Além disso, a maioria das cadeiras é composta por suportes para instrumentos e outras ferramentas, proporcionando um acesso conveniente e eficiente durante o tratamento.

Deixamos-lhe abaixo algumas características básicas que as cadeiras de dentista devem ter para que encontre a posição perfeita para realizar procedimentos complexos, reduzindo a fadiga e o desconforto durante longas sessões de trabalho: 

  • Regulação de altura
  • Encosto reclinável
  • Apoio de cabeça ajustável
  • Possibilidade de colocação da cadeira na horizontal

Passe o rato em cada círculo para identificar cada componente da unidade: 

cadeiras de dentista

Braço

Idealmente tem movimentos suaves e amplos permitindo fácil posicionamento para um trabalho ergonómico.

Bandeja de instrumentos

Deve estar facilmente ao alcance do médico dentista para colocação dos diferentes instrumentos. Entre outras características, deverá ter uma boa dimensão e recomenda-se que seja fabricada em aço inoxidável.

Tablete de instrumentos

Com duas opções de escolha de mangueiras: colibri ou tubos suspensos. Serve para colocar e alimentar os instrumentos rotativos e/ou outros equipamentos.

Seringa multifunções

Seringa de água, ar e spray. Trata-se de um dispositivo adaptado às mangueiras da cadeira.

Cuspideira e torneira

Aqui tem o apoio para o copo descartável e a cuspideira em metal, plástico ou cerâmica. A torneira deve permitir a regulação do débito.

Comandos da assistente

Aqui encontra o sistema de aspiração, constituído por terminais e mangueiras. A ativação pode ser pneumática ou através de sensor fotoelétrico. Recomenda-se a limpeza diária através da aspiração de líquido desinfetante. Dependendo do modelo do equipamento, poderá ter um teclado com os controlos da unidade.

Candeeiro

O candeeiro é o elemento que permite a iluminação correta do campo operatório. Em halogéneo ou LED, é importante ser articulado para que possa colocá-lo facilmente na posição pretendida. Pode ainda ser equipado com uma câmera 4K para gravação dos seus procedimentos.

Pedal de controlo

O pedal de controlo pode ser posicionado livremente e é usado para controlar todas as funções necessárias. Dependendo do modelo, pode optar pela versão sem fios para uma utilização ainda mais confortável.

3) O que deve considerar antes de adquirir uma cadeira de dentista

Existem pelo menos 8 pontos que deve considerar antes de adquirir uma cadeira de dentista. 

A saber: 

  • Conforto para o paciente

As cadeiras de dentista são fabricadas tendo em consideração a ergonomia, para proporcionar conforto durante o tratamento.

Geralmente possuem estofos acolchoados, sem costuras ou rugosidades, e apoios para os braços, permitindo que os pacientes se sintam relaxados e confortáveis durante os procedimentos.

O tipo de estofo é bastante importante neste ponto. Não deixe ao acaso. Se possível, experimente antes de comprar.

  • Estabilidade e segurança

 As cadeiras de dentista são fabricadas para fornecer estabilidade e segurança ao paciente durante o tratamento.

Possuem bases sólidas e sistemas de travão que garantem a estabilidade durante os procedimentos, minimizando o risco de acidentes ou quedas.

Procure uma cadeira com estrutura robusta para suportar diferentes pesos e tamanhos de pacientes.

Tenha também em conta os mecanismos de ajuste, nomeadamente os controles para ajustar a altura, a inclinação e posição do encosto da cabeça, que deve ser estável.

A cadeira escolhida deve ainda permanecer estável durante os procedimentos médicos, ser composta por materiais antialérgicos e fáceis de limpar.

Lembre-se ainda de realizar uma manutenção preventiva regular (no mínimo anual) que garanta o funcionamento seguro e eficaz da cadeira ao longo do tempo.

  • Acessibilidade

 As cadeiras de dentistas são projetadas para permitir o acesso fácil do dentista à boca do paciente, proporcionando uma visão clara da área a ser tratada.

Também podem ser ajustadas em altura para acomodar diferentes pacientes, tornando o tratamento mais acessível para pessoas de diferentes idades e tamanhos.

>> Tenha também em consideração as crianças como pacientes na escolha da sua cadeira. 

Cadeiras de dentista
  • Integração com equipamentos auxiliares

As cadeiras dentárias podem ser facilmente integradas com outros equipamentos dentários, como raios-x intraorais, câmaras intraorais, monitores e muito mais.

Essa integração permite um fluxo de trabalho muito mais eficiente.

Ao adquirir uma cadeira de dentista levante essa questão, descrevendo como é o fluxo de trabalho na sua clínica. 

  • Conforto e conveniência para o dentista

Além do conforto para o paciente, as cadeiras de dentistas também são desenhadas para proporcionar o máximo conforto ao dentista (as dores nas costas não melhoram com o passar dos anos).

Daí, também a importância da regulação em altura e da escolha de um bom banco de trabalho.

Aliás, a escolha de um banco de trabalho adequado reduz a fadiga muscular, reduz o desconforto lombar e permite o fácil acesso aos instrumentos e equipamentos necessários para os procedimentos médicos. 

Além disso, note a importância de uma boa iluminação que garanta visibilidade adequada. 

  • Orçamento disponível

Hoje em dia, o mercado de cadeiras de dentista já oferece uma ampla variedade de opções com preços diferentes.

As cadeiras podem ir das mais acessíveis (cerca de 5000 euros) às mais avançadas tecnologicamente (até aos 50.000 euros)

A escolha depende das suas necessidades e da sua clínica.

Se a cadeira for utilizada para procedimentos básicos e com pouca regularidade, pode não ser necessário investir em recursos avançados, daí ser necessário avaliar o custo/benefício. Neste caso, pode considerar a durabilidade, a sua manutenção e possíveis reparações futuras – ao adquirir uma cadeira pergunte pela disponibilidade de peças em caso de avaria.

Algumas cadeiras de dentista podem exigir menos manutenção, contudo podem encarecer o seu orçamento.

Por fim, verifique se o seu fornecedor disponibiliza opções de financiamento ou de parcelamento de pagamentos para a cadeira de dentista.

Não se esqueça de verificar qual a garantia da cadeira e a existência de uma assistência técnica rápida e capaz.

  • Qualidade

Investir numa cadeira de elevada qualidade é fundamental para garantir fiabilidade e durabilidade a longo prazo.

Deve verificar junto do fornecedor a reputação da marca e procurar opiniões (ou avaliações) de outros profissionais.

Lembre-se que a qualidade da cadeira de dentista influencia os futuros custos de manutenção e reparações. Uma cadeira mais cara, mas de elevada qualidade, pode resultar em custos de reparação mais baixos a longo prazo.

  • Espaço

Alguns consultórios ou clínicas dentárias podem ter restrições de espaço físico para instalar uma cadeira de dentista, o que limita as opções disponíveis no mercado.

É importante encontrar uma cadeira que se ajuste a todo o espaço disponível e que cumpra todas as necessidades sem comprometer o conforto e a funcionalidade.

Para o bom funcionamento considere um espaço de consultório de pelo menos 9 metros quadros – tal como está na legislação.

4) Avarias mais comuns em cadeiras de dentista

Quando lidamos diariamente com máquinas há sempre a possibilidade de ocorrer algum tipo de avaria. Estas avarias podem ser facilmente resolvidas pelo profissional de saúde ou, por serem mais complexas, obrigam a que se recorra a um técnico especializado.

Neste último caso, pode comprometer o fluxo de trabalho da clínica e representar uma despesa significativa.

Com a ajuda dos nossos técnicos, listámos abaixo as avarias mais comuns.

  • Problemas hidráulicos

As cadeiras de dentista podem estar equipadas com sistemas hidráulicos para ajustar a altura, a inclinação e a posição da cadeira.

Fugas ou mau funcionamento dos componentes hidráulicos podem ocorrer, resultando em problemas de ajuste da cadeira.

A função de inclinação da cadeira de dentista é essencial para acomodar os pacientes de forma confortável e facilitar o acesso do profissional à boca do paciente.

Essas falhas resultam em dificuldades para reclinar a cadeira ou mantê-la na posição desejada.

  • Estofos gastos

Devido ao uso frequente e à interação com produtos químicos, o estofo das cadeiras de dentista pode desgastar-se com o tempo.

Isso pode resultar em rasgos, manchas ou afundamentos, afetando o conforto do paciente e prejudicando a imagem do seu consultório. 

  • Problemas elétricos

As cadeiras de dentista são equipadas com placas e sistemas elétricos para controlar funções como luzes e ativação de instrumentos.

Problemas elétricos, como falhas de conexão, interruptores defeituosos ou cabos danificados, podem ocorrer e interferir no funcionamento adequado da cadeira e dos seus componentes. 

  • Problemas com o sistema de água e aspiração

As cadeiras de dentista são equipadas com sistemas de fornecimento de água para irrigação e aspiração.

Fugas nas conexões, obstruções nos tubos ou problemas com as bombas de água podem ocorrer, afetando a capacidade de fornecer água limpa e uma aspiração adequada durante os procedimentos.

Veja neste vídeo como proceder à limpeza das tubagens de aspiração: 

4.1) Manutenções preventivas e corretivas nas cadeiras de dentista

Ao adquirir qualquer cadeira de dentista é fundamental que tenha em mente dois tipos de manutenção que deverá fazer periodicamente:

A manutenção preventiva, que é um conjunto de ações e substituições planeadas, com o objetivo de evitar falhas futuras.

Este tipo de manutenção passa não só por limpezas adequadas, mas também lubrificação e substituição de peças.

Com este tipo de manutenção é possível identificar e prevenir problemas mais sérios, o que garante a operação contínua da sua clínica.

E em segundo plano, a manutenção corretiva, efetuada após a ocorrência da falha não programada. Nestes casos há uma maior probabilidade de o mau funcionamento afetar a continuidade e qualidade dos serviços prestados.

5) Marcas de cadeiras de dentista

Sugerimos algumas marcas de elevada qualidade, recomendadas no mercado, como Planmeca, VITALI ou Tecnodent.

Neste campo, podemos dividir em unidades dentárias ou simples cadeiras.

5.1) Cadeiras de dentista Planmeca

Planmeca é uma marca finlandesa reconhecida pelas suas cadeiras que combinam design, ergonomia e tecnologia de ponta.

No seu portefólio têm unidades dentárias ou a Pro50 Chair que é apenas a cadeira.

O fabricante tem ainda soluções integradas que passam por impressoras 3D, scanners, ortopantomógrafos ou bancos.

5.2) Cadeiras de dentista VITALI

A VITALI é outra marca reconhecida pelas suas cadeiras de dentista.

É uma empresa italiana de elevada qualidade e robustez. Contudo, destaca-se no mercado pela longevidade e fiabilidade das suas unidades.

Cada unidade VITALI pode chegar aos 15, 20 ou até mais anos sem necessidade de substituição por outra unidade.

5.3) Cadeiras de dentista Tecnodent

No cenário das simples cadeiras, a Tecnodent é uma referência.

A marca italiana é conhecida pela ergonomia que proporciona e por oferecer o conforto máximo ao paciente.

A Tecnodent oferece uma variedade de modelos para diferentes práticas dentárias, garantido qualidade e fiabilidade.

Cada uma destas marcas oferece características distintas, e a sua escolha dependerá das preferências individuais, do orçamento disponível e das especificidades da clínica ou trabalho em causa.

6) Tendências futuras nos equipamentos e cadeiras de dentista

À medida que olhamos para o futuro das cadeiras de dentistas e equipamentos, conseguimos identificar algumas tendências que transformam a maneira como os profissionais abordam o seu trabalho.

Nesse sentido, identificamos 4 pontos:

6.1) Digitalização

Os equipamentos digitais, como scanners intraorais e a radiografia digital, estão a simplificar os procedimentos, melhorando a precisão de diagnóstico e proporcionando uma abordagem mais confortável para os pacientes.

A conectividade entre dispositivos - incluindo as cadeiras - também está em ascensão, permitindo uma integração mais fluida de dados, facilitando o fluxo de trabalho clínico.

6.2) Inteligência artificial

A implementação da inteligência artificial já está em marcha em alguns setores de mercado.

De futuro, adivinha-se a sua utilização de forma generalizada na dentária para o aumento da eficiência e na redução de erros, dando mais liberdade aos profissionais. 

6.3) Design ergonómico e conforto

As tendências futuras enfatizam o design das cadeiras de dentista, nomeadamente quanto à sua ergonomia e conforto para o paciente.

Cadeiras mais ajustáveis, apoios de braço mais ergonómicos e sistemas de iluminação personalizáveis estão na mira das principais marcas.

6.4) Sustentabilidade e consciência ambiental

É um tema cada vez mais em voga.

Desde materiais de construção e embalagens ecoamigáveis até sistemas de gestão de resíduos mais eficientes, as marcas de equipamentos dentários contribuem cada vez mais para mundo mais sustentável.

7) Conclusão

As cadeiras de dentista já não são apenas ferramentas de trabalho, mas sim aliadas nos diagnósticos precisos, tratamentos eficazes e experiências cada vez mais positivas para os pacientes.

Marcas conceituadas como Planmeca, VITALI ou Tecnodent, têm-se destacado ao oferecer equipamentos que incorporam cada vez mais design, ergonomia e tecnologias de ponta.

Assim sendo, investir na escolha acertada de uma cadeira de dentista não é apenas uma decisão prática, mas uma declaração de compromisso com a qualidade.

Esperemos que tenha gostado deste artigo.

Até à próxima.

Deixe um comentário