Artigos

Como Manter a Sua Clínica Dentária Limpa

Como-Manter-a-Clinica-Dentaria-Limpa

Neste artigo saberá como manter a clínica dentária limpa.

A limpeza, desinfeção e esterilização são três pontos extremamente importantes no seu consultório dentário.

Quer trabalhe num pequeno consultório ou numa grande clínica, precisa de garantir que o seu espaço está limpo de modo a atrair novos pacientes e a manter os atuais.

Para além de melhorar a aparência da sua clínica, um espaço limpo e desinfetado confere também confiança aos seus pacientes.

Contudo, esta limpeza não tem importância apenas para os seus doentes.

Seguir determinados protocolos de limpeza garante a redução de risco de infeções para os profissionais de saúde oral que trabalham consigo.

Fique connosco até ao final deste artigo e conheça todos os procedimentos.

Conceitos de Limpeza Para Manter a Clínica Dentária Limpa

Desinfeção, assepsia e esterilização são três conceitos diferentes, mas que são muitas vezes confundidos.

Desinfetar uma superfície é deixá-la livre da maioria dos microrganismos e de sujidade.

Para tal utiliza-se um agente químico ou físico.

Ao desinfetar um espaço tenha em mente que algumas formas microscópicas ainda se mantêm na superfície.

A assepsia tem praticamente o mesmo objetivo, contudo é um processo realizado em tecidos vivos, como por exemplo, nas mãos ou nos braços.

É através dela que se impede a introdução de germes patogénicos que podem ocasionar infeções graves.

Por fim, a esterilização, sendo um processo que consegue eliminar a 100% todos os microrganismos, incluindo esporos e outras formas mais resistentes. Esta última é aplicada aos instrumentos cirúrgicos e instrumentos rotativos.

Etapas da Limpeza na Sua Clínica Dentária

Para assegurar a limpeza dos instrumentos, existe uma sequência de etapas prevista. Essas etapas vão desde a limpeza até ao armazenamento dos instrumentos.

1) Limpeza

Comece por uma limpeza manual com água ou agentes enzimáticos e a seguir passe à secagem. Este passo visa essencialmente retirar a sujidade e os restos orgânicos dos instrumentos. Verifique se é necessário repetir o processo.

2) Desinfeção

De seguida, desinfete os instrumentos, mas lembre-se que os esporos bacterianos ainda não foram eliminados, pois é um processo menos forte que a esterilização.

Há ainda dois tipos de desinfeção a ter em conta: a manual e a mecânica, ambas visam reduzir a carga contaminante e microbiana.

A desinfeção manual é realizada com agentes enzimáticos em pré-lavagem. Os instrumentos são colocados num recipiente e submersos com desinfetante de alta eficácia.

Na desinfeção mecânica também os instrumentos devem ficar completamente submersos com desinfetante de alta eficácia. Não use detergente doméstico.

Caso tenha um grande volume de instrumentos para processamento na sua clínica, pondere a aquisição de uma termodesinfetadora.

3) Esterilização

A última etapa será a esterilização, usando um material que permita a penetração da higienização na embalagem e que proteja os instrumentos até à abertura.

Os instrumentos esterilizados devem ser guardados em local protegido e a embalagem carimbada com a data de esterilização.

Descarregue gratuitamente uma checklist para oferecer à sua assistente dentária!

Se está a gostar deste artigo... sugerimos que descarregue gratuitamente uma checklist para oferecer à sua assistente dentária para que nada fique ao acaso na sua clínica.

A Manutenção da Autoclave

Garanta a integridade e funcionamento do equipamento mais usado para o processo de esterilização dos instrumentos: a autoclave.

Para isso, recomendamos que proceda a uma limpeza semanal, processo que inclui limpar o interior e exterior do equipamento, aproveitando para:

  • Limpar a junta da porta com água e uma esponja (não use materiais abrasivos) de modo que a porta fique bem vedada.
  • Usar água destilada de boa qualidade na sua autoclave.

Para uma limpeza e manutenção mais profunda solicite ajuda de um profissional qualificado.

Cuide da sua autoclave! Portas que não fecham na totalidade não permitem que o processo de esterilização seja feito e danificam o seu equipamento. 

Segurança nos Procedimentos

Recomendamos que use proteção em todos os processos acima mencionados. Para o efeito, utilize equipamento de proteção individual como:

• Máscara
• Óculos de proteção
• Luvas de borracha
• Avental impermeável
• Calçado adequado

O profissional deve ter o máximo de cuidado em todas as etapas de limpeza dos instrumentos usados no consultório.

E Fora do Consultório?

1) Na Sala de Espera

Limpe a sala de espera regularmente. Certifique-se que os tapetes e cortinados não contêm poeiras ou manchas. As mesas, brinquedos e porta-revistas devem ser limpos mais frequentemente e também desinfetados.

2) Pontos de Toque

Puxadores de gavetas, interruptores de luz, balcão ou torneiras são superfícies que podem abrigar mais facilmente bactérias pelo toque. Use um desinfetante adequado para limpar diariamente essas superfícies.

3) Pavimento Geral

Deve ser realizada uma limpeza diária de pavimento com hipoclorito de sódio diluído, ou seja, lixívia diluída.

 

Por fim, siga as orientações das autoridades. Comece por entender as direções do Ministério da Saúde e das boas práticas dentárias.

Publique essas orientações num local visível e certifique-se que qualquer pessoa que manuseie e desinfete os equipamentos e instrumentos entende e segue essas orientações.

Evite multas e proteja a saúde dos seus pacientes e dos seus profissionais.

Tem alguma questão ou dúvida em que possamos ser úteis? Não hesite em contactar-nos, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Como Manter a Sua Clínica Dentária Limpa - Vídeo

100% Grátis - Catálogo de descontos promocionais

Poupe mais de 4000€ em produtos para a sua clínica

Se gostou deste artigo sobre como manter a clínica limpa, sugerimos a que descarregue gratuitamente o seu catálogo de descontos promocionais, onde pode adquirir equipamentos e instrumentos a preços reduzidos.

  • 44 Códigos promocionais
  • + de 4000 € em descontos
  • Variedade de produtos
  • Várias marcas

Deixe um comentário