Neste 1º passo é recolhida uma imagem CBCT para avaliar a anatomia e a qualidade do tecido ósseo.
Posteriormente, são capturadas impressões digitais intraorais para fornecer modelos 3D das superfícies orais dos tecidos duros e moles de forma fácil, obtendo informação adicional para planear o enxerto ósseo e a futura cirurgia de implantes.
A combinação das unidades de CBCT da Planmeca e dos scanners intraorais, conjugados com a capacidade digital do software Planmeca Romexis® 6, permite planear e completar os casos de implantes mais difíceis com facilidade.
Em seguida, obtém-se uma coroa digital totalmente alinhada com a oclusão e estética do paciente, utilizando o Planmeca PlanCAD® Easy.
É um dos módulos do software Romexis e é bastante eficiente, permitindo um fluxo de trabalho completo de planeamento de implantes orientado para a prótese.
O software Romexis incorpora convenientemente a informação digital que consta na ficha eletrónica do paciente.
É possível reunir facilmente as imagens CBCT e as impressões digitais para criar um paciente virtual em 3D, podendo ser utilizado para fins de análise e planeamento de tratamento.
Com esta informação, pode visualizar-se a anatomia óssea, os tecidos duros e moles intraorais, bem como o desenho protético em combinação - ligados entre si pelo software Romexis.
Neste formato 3D combinado, pode planear-se a melhor posição do implante com base na anatomia do paciente e no design protético ideal para o futuro.
A biblioteca aberta da Planmeca inclui implantes e mangas cirúrgicas de uma vasta gama de fabricantes.
Após o planeamento do implante, é possível utilizar o módulo Romexis 3D Implant Guide para desenho de guias cirúrgicas.
O fabrico das guias cirúrgicas na clínica é fácil com uma impressora 3D, tal como a Planmeca Creo® C5, garantindo uma experiência de impressão suave e direta.
Se quiser colaborar com um parceiro, poderá exportar o desenho da guia como um ficheiro STL, apenas com alguns cliques.
O implante foi colocado através da guia cirúrgica pelo que pode estar confiante que está na posição perfeita, o que retira stress nos casos que de outro modo podem ser desafiantes.
Graças à imagem inicial do CBCT e aos scanners intraorais, integrados pelo Romexis, consegue completar o tratamento sem quaisquer surpresas.
O planeamento de implantes digital e o fabrico de guias cirúrgicas ajuda não só a melhorar os resultados cirúrgicos, mas também a melhorar a capacidade de diagnóstico e planeamento de tratamentos, melhorando a experiência dos seus pacientes.